ANÁLISE - Fim de junho de 2024


Estado da adoção do IPv6 em Portugal

Cerca de 28% dos sites mais populares do mundo são acessíveis por IPv6, mas apenas cerca de 18% dos Top-300 sites mais populares em .PT o são. No Estado Português a popularidade do IPv6 é menor pois apenas cerca de 13% dos seus sites são acessíveis por IPv6.

Por outro lado, cerca de 42% dos utilizadores domésticos em Portugal têm acesso ao uso de endereços IPv6. Consultar os APNIC Labs – a origem desta informação.

Estado da adoção de DNSSEC em Portugal

A adoção de DNSSEC é de forma geral baixa a nível mundial mas apesar de tudo é mais popular em Portugal do que no mundo pois cerca de 17% dos Top-300 sites mais populares em .PT usam DNSSEC (contra cerca de 11% no resto do mundo). O suporte de DNSSEC nos sites do Estado Português é mais popular que nos Top-300 sites mais populares em .PT (cerca de 27% contra 17%).

Por outro lado, cerca de 22% dos acessos ao DNS em Portugal são realizados usando resolvers de ISPs e resolvers abertos que validam as entradas DNS autenticadas através de DNSSEC. Consultar os APNIC Labs – a origem desta informação.

Estado da adoção de HTTPS/TLS em Portugal

A adoção de HTTPS/TLS é hoje em dia generalizada pois cerca de 90% dos sites mais populares do mundo o utilizam, cerca de 81% dos Top-300 sites mais populares em .PT suportam HTTPS/TLS e cerca de 85% dos sites do Estado Português também suportam HTTPS/TLS. No entanto, o número de servidores de email que suportam STARTTLS é em média inferior em todas as listas analisadas, em particular ao nível do Estado Português, pois só cerca de 34% dos servidores o adotam.

Infelizmente, a correta adoção deste suporte é francamente inferior pois, em todos os grupos analisados, o suporte da versão atualmente recomendada (TLS 1.3) está entre os 49% e os 64% e o suporte de versões consideradas perigosas (TLS 1.0 e 1.1) continua elevado (de 40 a 45%).

Os mesmos indicadores ao nível dos servidores de email são bastante piores de forma geral.

Proteção contra ataques de phishing via email em Portugal

A correta adoção de medidas contra ataques de phishing no email é em geral baixa nos Top-1000 sites mais populares no mundo, pois apenas cerca de 42% as adotam, mas ainda mais baixa nos Top-300 sites mais populares em .PT do que mundo pois apenas cerca de 24% as adotam, e decepcionante a nível dos servidores do Estado Português pois apenas cerca de 11% as adotam. Este estado de coisas revela uma falta de atenção a este serviço e a medidas de apoio à proteção dos utilizadores contra ataques de phishing.

O melhor da web em Portugal

Setores campeões globais na adoção de tecnologias de segurança (classificação ≥ 50%): os partidos, o sistema judicial, as autoridades de segurança e polícia, saúde privada, ensino superior público, aeroportos e portos, comunicação social e portais informativos, as associações desportivas, os sites de comércio eletrónico, os de jogos online, os sites das empresas de tecnologia e de produtividade e as redes sociais e app stores. Estes indicadores de excelência não se alteraram nos últimos meses.

Setores campeões na adoção de HTTPS/TLS (100% de adoção por todos os sites): sistema judicial, autoridades de segurança e polícias, saúde privada, aeroportos e portos e associações desportivas.

Setores campeões na adoção de TLS 1.3 (adoção média superior a 75%): partidos, editoras e associações desportivas.


Secções do observatório