Resultados detalhados por setor de atividade

Os dados sobre a Internet em Portugal que dizem respeito aos sites WEB e EMAIL baseiam-se no teste de mais de 2000 servidores HTTP e de EMAIL, incluindo, para referência, os cerca de 1000 domínios mais populares no mundo. Para proporcionar uma imagem mais focada, esses domínios estão organizados em listas de domínios organizados por áreas ou setores de actividade. Os testes são realizados com base no software desenvolvido pela Internet.NL initiative e a ficha técnica do observatório apresenta uma justificação das opções tomadas.

Cada servidor WEB associado a um domínio é testado para fazer a caracterização da sua implementação de normas de segurança e outras. Para cada lista, os resultados dos testes são depois agregados e calculadas médias. O conjunto das agregações associadas às listas são depois consolidadas em conjunto com a agregação dos resultados das diferentes listas. O processo é repetido de forma idêntica para os servidores de EMAIL associados aos mesmos domínios. 

As tabelas que se seguem contém os resultados agregados obtidos.

Resultados dos testes a LISTAS DE SERVIDORES WEB associados a domínios. Os valores indicados representam a percentagem de servidores de cada lista que satisfazem o critério indicado no topo (acessibilidade por IPv6, DNS do domínio protegido por DNSSEC, suporte de HTTPS, não suporte de versões TLS "deprecated" e suporte de TLS 1.3). O critério Classificação INL- Internet.nl - é o grau (na escala de 0 a 100) de satisfação de todos os critérios testados pelo software usado. Estão sublinhados a vermelho os valores inferiores a 30 ou 30% e a azul os valores superiores a 50 ou 50%.


Resultados dos testes a LISTAS DE SERVIDORES WEB associados a domínios associados direta ou indiretamente ao Estado Português. Os valores indicados representam a percentagem de servidores de cada lista que satisfazem o critério indicado no topo (acessibilidade por IPv6, DNS do domínio protegido por DNSSEC, suporte de HTTPS, não suporte de versões TLS "deprecated" e suporte de TLS 1.3). O critério Classificação INL- Internet.nl - é o grau (na escala de 0 a 100) de satisfação de todos os critérios testados pelo software usado. Estão sublinhados a vermelho os valores inferiores a 30 ou 30% e a azul os valores superiores a 50 ou 50%.


Resultados dos testes a LISTAS DE SERVIDORES EMAIL. Os valores indicados representam a percentagem de servidores de cada lista que satisfazem o critério indicado no topo (acessibilidade por IPv6, DNS do domínio protegido por DNSSEC, suporte de HTTPS, não suporte de TLS de versões "deprecated", suporte de TLS 1.3 e de medidas contra phishing). O critério Classificação INL- Internet.nl - é o grau (na escala de 0 a 100) de satisfação de todos os critérios testados pelo software usado. São sublinhados a vermelho os valores inferiores a 30 ou 30% e a azul os valores superiores a 50 ou 50%.


Resultados dos testes a LISTAS DE SERVIDORES EMAIL servindo domínios associados direta ou indiretamente ao Estado Português. Os valores indicados representam a percentagem de servidores de cada lista que satisfazem o critério indicado no topo (acessibilidade por IPv6, DNS do domínio protegido por DNSSEC, suporte de HTTPS, não suporte de TLS de versões "deprecated", suporte de TLS 1.3 e de medidas contra phishing). O critério Classificação INL- Internet.nl - é o grau (na escala de 0 a 100) de satisfação de todos os critérios testados pelo software usado. São sublinhados a vermelho os valores inferiores a 30 ou 30% e a azul os valores superiores a 50 ou 50%.


Resultados completos para download

Os workbooks Excel com todos os resultados intermédios que levaram aos resultados agregados apreentados acima estão aqui (web) e aqui (mail) disponíveis. É também possível consultar os workbooks Excel com os resultados anteriores consultando este arquivo.


Secções do observatório